Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Teatro Municipal recebe visita de técnico da Funarte


Teatro Municipal recebe visita de técnico da Funarte


Representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte) encerrou, nesta quinta-feira (28), visita técnica ao Teatro Municipal de Uberlândia, a convite da Secretaria Municipal de Cultura. O profissional analisou a estrutura técnica do espaço e apontou as demandas para seu efetivo funcionamento. Abílio Henriques, técnico da Funarte, passou dois dias na cidade para conhecer as instalações do Teatro Municipal, especificamente em relação à sonorização e iluminação, dentre outras exigências. De acordo com o consultor, o teatro não apresenta condições de funcionamento e demanda investimentos do Município.

O profissional deve entregar o relatório completo da consultoria dentro de aproximadamente 15 dias. Segundo afirmou, as principais observações técnicas foram encontradas na estrutura cênica. Conforme esclareceu, é preciso reforçar a vedação do portal ao fundo do palco, em relação ao som e luz que vem da rua; as instalações elétricas estão incompletas e não existe projeto de sonorização. Com base no relatório, a Secretaria de Cultura irá providenciar a elaboração do projeto e de outras instalações necessárias ao funcionamento. “Nós queremos entregar o Teatro o mais rápido possível e para isso precisamos de embasamento técnico específico para não errar na finalização e abrir o Teatro”, disse Gilberto Neves, secretário de Cultura.

De acordo com Gilberto Neves, no caso de alguns itens, como mobiliário para a parte administrativa, pessoal, sistema de internet e parte da estrutura de som a Prefeitura de Uberlândia vai adequar o orçamento, uma vez que não havia previsão de recursos para finalizar a estrutura cênica. Hoje (28) pela manhã, a última visita técnica foi acompanhada pela imprensa e artistas locais. “O acompanhamento de um técnico para as obras do Teatro já deveria ter acontecido”, disse a atriz Letícia Teixeira. De acordo com Rubem dos Reis, membro do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC), os artistas já haviam observado pontos que poderiam gerar problemas técnicos. “Os artistas não foram ouvidos e agora precisou trazer um técnico, o que é a parte principal”, conclui Rubem.
    
Teatro Rondon Pacheco

Durante a visita ao Teatro Municipal, o secretário de Cultura anunciou que o Teatro Rondon Pacheco deverá ser reaberto nas próximas semanas. No início de fevereiro, a Secretaria de Cultura providenciou o fechamento provisório do teatro para fazer o levantamento técnico das instalações quanto à prevenção de incêndio e providenciar as adequações. “Esse prazo não interferirá em nada a agenda cultural do Teatro, o próximo espetáculo está previsto só para a segunda quinzena de março”, disse Gilberto Neves.


Cristiane de Paula
28/02/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário