Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

NBB


Fabio Figueiredo/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Marquinhos brilhou e conduziu o Flamengo à vitória fora de casa

Alta | Web
Fabio Figueiredo/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Elinho tentou, mas sua boa atuação não foi suficiente para o Paulistano triunfar

Alta | Web
Ricardo Bufolin/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Com um duplo-duplo, norte-americano Collum comandou a vitória uberlandense

Alta | Web
Ricardo Bufolin/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Com a derrota, Pinheiros terá que vencer fora de casa para seguir vivo no NBB

Alta | Web
Claudio Capucho/PMSJC
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Fúlvio roubou a cena e liderou a vitória do São José sobre os atuais tricampeões

Alta | Web
Claudio Capucho/PMSJC
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Segundo jogo do duelo entre joseenses e candangos será na próxima quinta-feira

Alta | Web
NBB - Flamengo segura reação do Paulistano, e larga na frente nas quartas de final
Cariocas chegaram a abrir 24 pontos de frente, mas tiveram que suar a camisa para vencer time paulista; Uberlândia e São José triunfam
Quem viu apenas o primeiro tempo do jogo entre Paulistano/Unimed e Flamengo nesta segunda-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), teve a certeza de que o time carioca venceria com tranquilidade. Mas, não foi isso que aconteceu. Depois de abrir 24 pontos de frente na primeira metade da partida, o time carioca teve que segurar uma incrível reação dos paulistas para largar na frente da série de quartas de final, pelo placar de 100 a 91.

Com um terceiro quarto destruidor, vencido por 40 a 23, o time comandado por Gustavo De Conti reduziu a desvantagem no placar e colocou fogo no jogo para o último período. Porém, os rubro-negros mostraram muita frieza e um altíssimo aproveitamento nas bolas de três pontos (foram 17 acertos em 26 tentativas - 65,4% de aproveitamento) para conquistar a vitória na abertura do confronto que será decidido em melhor de cinco jogos.

Os grandes nomes do triunfo flamenguista foram o ala Marquinhos, cestinha do duelo, com 24 pontos, e o armador Kojo Mensah, que anotou um duplo-duplo, ao registrar 18 pontos e dez assistências. Outro atleta com grande atuação pelo clube da Gávea foi o ala/armador Benite, que ainda em recuperação de uma lesão no tornozelo, ficou em quadra por apenas 18 minutos e marcou 16 pontos, sem errar um arremesso sequer.

"Sentimos um pouco a falta de ritmo de jogo. Colocamos 24 pontos de frente no primeiro tempo, mas os caras (Paulistano) voltaram com tudo para o segundo tempo e com uma defesa forte conseguiram encostar no placar. Mas na 'hora da onça beber água' mostramos que somos um time forte, tanto na defesa quanto no ataque", disse Marquinhos.

Pelo lado do Paulistano, o grande destaque ficou por conta do armador Elinho, autor de 22 pontos, sendo 19 no segundo tempo, e seis assistências. Além do camisa 5, o time paulista também contou com boas exibições do pivô norte-americano Toyloy e do ala Alex, que marcaram 18 e 14 pontos, respectivamente.

"Entramos um pouco desconcentrados no primeiro tempo. Conversamos no vestiário e voltamos com tudo para o segundo tempo. Tentamos de tudo para sair com a vitória, que seria importante para nós, mas o Flamengo tem jogadores de qualidade. Essa reação mostra que podemos jogar de igual para eles e vamos nos manter focado jogo a jogo", afirmou Elinho, principal nome do ótimo segundo tempo do Paulistano.

Uberlândia e São José vencem

Outros dois jogos movimentaram a rodada das quartas de final do maior campeonato de basquete do país na noite desta segunda-feira. Mesmo atuando em São Paulo, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, o Unitri/Universo mostrou muita autoridade para vencer o Pinheiros/SKY, por 86 a 67.

Em noite inspirada, o norte-americano Robby Collum comandou a vitória da equipe mineira e anotou um duplo-duplo, ao totalizar 21 pontos e 11 rebotes, além de distribuir seis assistências. Enquanto isso, o pivô Cipolin foi o cestinha da partida, com 24 pontos. Sem um bom aproveitamento ofensivo, o time da casa teve como destaque o ala Márcio Dornelles, responsável por 14 pontos (todos no primeiro tempo).

"O resultado final não importa muito, o que importou foi a vitória fora de casa. Agora temos dois jogos em casa, agora é tentar fazer o máximo de esforço, com o apoio da torcida para tentar fechar esta série. Na mesma sintonia que entramos hoje no segundo quarto, com essa boa defesa que tivemos hoje, vamos conseguir as vitórias", comentou o ala/pivô Gruber, do Uberlândia, autor de 13 pontos no duelo.

No fechamento da rodada, o São José/Unimed aproveitou o fator casa e derrubou os atuais tricampeões do NBB na reedição da final da última temporada. Com um segundo tempo impecável, vencido por 54 a 33, a equipe do Vale do Paraíba abriu a série diante do Uniceub/BRB/Brasília com um incontestável triunfo, pelo placar de 90 a 76, ao lado de sua barulhenta torcida, no Ginásio Lineu de Moura, no interior paulista.

O resultado positivo dos joseenses veio por conta de bons desempenhos de seus três principais atletas: o pivô Murilo, com 21 pontos e nove rebotes, o ala/pivô Jefferson, autor de 20 pontos, e o armador Fúlvio, que registrou um duplo-duplo, com 20 tentos e 13 assistências. Pelo lado do time candango, o destaque ficou por conta de Guilherme Giovannoni, responsável por 19 pontos.

"Conseguimos manter o jogo equilibrado contra o Brasília, isso foi muito importante, para não deixar eles deslancharem na partida. Conseguimos imprimir um ritmo diferente no último quarto. Tivemos volume de jogo, a nossa bola caiu. Valeu a superação da nossa equipe e pela torcida que sempre lota o nosso ginásio", comentou Fúlvio.

Confira o calendário completo das quartas de final do NBB:

Flamengo (1º) 1 x 0 Paulistano/Unimed (9º)
29/04 - Paulistano 91 x 100 Flamengo
02/05 - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h30
04/05 - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
10/05* - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)

Uniceub/BRB/Brasília (2º) 0 x 1 São José/Unimed (7º)
29/04 - São José 90 x 76 Brasília
01/05 - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 17 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
03/05 - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
06/05* - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
09/05* - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas

Unitri/Universo (3º) 1 x 0 Pinheiros/SKY (6º)
29/04 - Pinheiros 67 x 86 Uberlândia
02/05 - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas
04/05 - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* - Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05* - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas

Paschoalotto/Bauru (4º) 0 x 1 Vivo/Franca (5º)
28/04 - Franca 72 x 69 Bauru
01/05 - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
03/05 - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas
06/05 - Ginásio do "Pedrocão", em Franca (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05 - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas

Para conferir as estatísticas completas das partidas do NBB acesse:
www.lnb.com.br