Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

Novos serviços

Novos serviços e mais médicos garantem melhorias na rede municipal

            A ampliação do atendimento pediátrico, a contratação de novos médicos e a implantação do Serviço Médico e Hospitalar Domiciliar na rede municipal de saúde foram apresentadas pelo prefeito Gilmar Machado e pelo secretário de Saúde, Almir Fontes, nesta segunda-feira (29), durante entrevista coletiva. Os benefícios garantirão mais e melhores atendimentos à população.
A Prefeitura de Uberlândia firmou um acordo com o Hospital Dom Bosco, na região Central, que garantirá mil atendimentos pediátricos mensalmente. As crianças serão encaminhadas pelas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), inclusive durante plantões noturnos e aos sábados, domingos e feriados. O atendimento também se estenderá para medicações e internações. O Hospital realizava apenas a internação pediátrica de pacientes das UAIs.
“Os pais terão mais tranquilidade quando procurarem o serviço público. Estes atendimentos irão melhorar bastante a situação vivida atualmente em nossas unidades”, disse o prefeito.

Contratação de médicos

A contratação de médicos também foi apresentada durante a coletiva. De acordo com o secretário Almir Fontes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está contratando 41 médicos em diversas áreas. Deste total, 32 já estão trabalhando e nove iniciarão suas atividades nas próximas semanas. Preocupada com o atendimento multiprofissional (pronto-atendimento) na rede municipal, a coordenação da SMS contratou também especialistas como cardiologistas, geriatras e neurologistas.
“Trabalhamos permanentemente para melhorar e ampliar os atendimentos. Estamos contratando profissionais, comprando medicamentos, investindo na qualificação profissional, enfim, temos uma preocupação global com o atendimento”, afirmou o secretário.

Melhor em Casa

Outra iniciativa apresentada que já está em implantação é o atendimento domiciliar Melhor em Casa, uma parceria entre a SMS e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Quando estiver totalmente implantado, o programa dará assistência a pacientes da rede pública com necessidade de reabilitação motora, crônicos sem agravamento, idosos ou em situação pós-cirúrgica, entre outros.
O atendimento é feito por seis equipes multidisciplinares, sendo quatro da SMS e duas do HC-UFU. As turmas são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas que atendem, em média, 60 pacientes, totalizando 360 atendimentos mensais.
“O serviço diminui a quantidade de pacientes no Hospital Municipal, no HC e nas UAIs. O atendimento domiciliar aumenta a taxa de atendimento na rede pública e os pacientes têm vários benefícios quando são atendidos em casa, junto às suas famílias”, disse Gilmar Machado.
O atendimento é feito a partir de indicação médica e as equipes atuam vinculadas à Central de Regulação. Os pacientes do Melhor em Casa recebem visitas regulares das equipes e são monitorados permanentemente. A frequência de visitas é de acordo com o estado clínico e a avaliação de cada paciente.
“Nossa ideia é ter um atendimento mais humanizado e nos preocupamos não somente com quantidade, mas também com qualidade”, afirmou o prefeito.

Marden Rangel
29/04/2013