Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uberlândia inicia campanha para ajudar as vitimas da chuva


Uberlândia inicia campanha para ajudar as vitimas da chuva


Com o mapeamento da situação das famílias atingidas pela forte chuva de quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) iniciou uma campanha de mobilização para repor móveis, roupas e até alimentos que foram levados pela água nas casas atingidas por alagamento ou destelhamento.  Até o momento, foram identificadas 40 famílias que tiveram as casas destelhadas e 46, inundadas.
O trabalho de arrecadação está sendo feito em parceria com a Defesa Civil, que ajuda na identificação das famílias atingidas e doação de roupas que já havia arrecadado, e com a Polícia Militar, que ofereceu os postos avançados para recolhimento das doações. A base para coordenar a campanha e estocar as doações foi montada no Centro de Bairro do Lagoinha, na avenida São Francisco de Assis, 1070.
Na base de apoio, os funcionários da Sedest recebem os telefonemas para recolhimento das doações oferecidas por empresários e famílias que querem ajudar. Estão sendo recebidos, materiais de construção, telhas, roupas, móveis para residências e alimentos para montar cestas básicas.
Há mais de 40 horas os servidores da Prefeitura estão limpando e consertando os estragos provocados pela chuva em Uberlândia. No caso da Sedest, cerca de 20 pessoas estão no atendimento de emergência e apoio com alimentos, colchões, lonas e água. Agora começa o serviço de mapeamento.
Até esta sexta-feira, as famílias que tiveram as casas comprometidas estruturalmente conseguiram acolhimento com os parentes, o que não descarta a necessidade de abrigar famílias nos Centros de Bairro. "Nós visitamos uma família que, no momento da enchente, na casa, as pessoas foram usando o que tinham para impedir a entrada da água e até roupas perderam , tem família que perdeu tudo", conta a assessora de proteção social básica da Sedest, Cristina América. A campanha para arrecadação será estendida até o fim da próxima semana.
De acordo com Cristina América, o número de famílias atingidas pode ser ainda maior, uma vez que a todo momento um novo caso é identificado. As equipes continuam visitando toda a cidade, principalmente os bairros das regiões Leste e Norte (Maravilha, Jardim Brasília, Daniel Fonseca, Dona Zulmira), considerados os mais atingidos.

"Estamos sensibilizando as pessoas para ajudar, o que nós estamos identificando é que temos muitos casos de famílias que perderam tudo. Nosso papel é esse, de assistência social para minimizar os impactos que estas famílias sofreram com a forte chuva, e garantir melhor qualidade de vida", disse Murilo Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário