Translate

domingo, 30 de junho de 2013

DMAE


Sipat do Dmae chega ao fim destacando os males da dependência química

Popularizado pelo cinema e seus artistas glamorosos, o cigarro era um elemento quase que obrigatório nas cenas protagonizadas por divas. Mas o que, no passado, foi considerado “chique”, hoje é o vilão dos bares e restaurantes e o causador de vários males à saúde. Sobre o hábito do fumo, o psicólogo José Jonas de Lacerda falou hoje aos funcionários do Dmae, na última manhã de palestras da Sipat promovida pela autarquia. No debate sobre as drogas, o psicólogo deixou claro que nenhuma delas, incluindo as legalizadas como o cigarro, causam algum benefício.
O abuso no consumo de álcool é outro hábito difícil de abandonar. Um dos principais ingredientes dos encontros entre amigos e até mesmo das festas familiares, o álcool está começando a ser consumido cada vez mais cedo pela população. Entre os servidores do Dmae não são poucos os que ainda não abandonaram a nicotina. E para os organizadores da Sipat, o seu uso pode até mesmo acarretar acidentes graves. Na condução de veículos, por exemplo, ele pode ser uma distração perigosa.
Para os servidores que tem tentado, sem sucesso, largar o fumo, José Jonas deu algumas dicas importantes. Pensar na família é uma delas. Focar no que se pretende assegurar com o abandono do vício, segundo ele, também dá motivação para suportar o desejo de dar mais uma tragada.
Evitar a dependência química, os abusos na cerveja compartilhada com os amigos e valorizar a si mesmo são atitudes que contribuem para a longevidade e uma vida com mais qualidade.
À tarde, houve a confraternização na sede do Dmae, animada pela Banda Municipal e a apresentação musical de servidores talentosos.


Valorização favorece redução de acidentes

No encerramento da XV Sipat do Dmae, o prefeito destacou a importância das atividades educativas na prevenção aos acidentes e assegurou para o ano que vem a implantação do Plano de Carreira que beneficiará funcionários da prefeitura e demais órgãos municipais, a exemplo do Dmae. “Queremos que o servidor comece 2014 sentindo-se valorizado. O incentivo reforça a auto-estima, um fator que favorece a redução de acidentes”.
Ao lado do diretor geral do Dmae, Orlando Resende, Gilmar Machado citou como uma das prioridades da sua gestão, neste momento, a obtenção do financiamento que vai garantir a construção de um novo sistema de abastecimento de água para atender ao crescimento de Uberlândia. “Estamos todos trabalhando para que até o final do ano tenhamos o financiamento das obras”.
Orlando Resende assegurou aos servidores que já está em andamento a licitação que garantirá a realização do concurso que vai ampliar o número das equipes técnicas da autarquia . “Os funcionários foram se aposentando e não houve a sua substituição, enquanto que as demandas pelos serviços de saneamento só tem crescido”, esclareceu, acrescentando que, com o reforço da mão de obra, as ocorrências de vazamentos que causam a perda de água, serão reparadas no menor tempo possível. “Estamos atentos para essa necessidade, declarou.
Antes de finalizar, o diretor do Dmae tranquilizou os funcionários que há muito aguardam a renovação da frota de veículos. “Em breve, apresentaremos à população os caminhões e máquinas que vão aposentar parte da frota que está sucateada, garantindo maior segurança ao trabalhador e eficiência nos nossos serviços”.


DMAE
28/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário