Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Moradores do bairro Celebridade passam a ter esgoto coletado para tratamento

Moradores do bairro Celebridade passam a ter esgoto coletado para tratamento

            A partir de hoje mais de três mil moradores de aproximadamente 600 domicílios da zona Leste de Uberlândia passam a ter esgoto coletado. Foram concluídas as obras da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Celebridade. Os moradores que antes usavam fossas sépticas ou um poço para destinar os efluentes, agora vão utilizar os ramais da rede de esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
            Por conta da topografia plana do bairro, o esgoto gerado precisa ser bombeado para, em seguida, chegar a uma estação de tratamento. Hoje, das 31 estações elevatórias de Uberlândia, metade está instalada na região Leste da cidade. O investimento nesta obra foi de mais de R$ 350 mil. A Estação Elevatória de Esgoto está situada na rua Odilon Costa Azevedo, esquina com Alírio Pereira.
            De acordo com o diretor do Dmae, Orlando Resende, a estação vai garantir saneamento básico a toda comunidade. “Com estas medidas de saneamento é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e a proliferação de doenças”, explicou. Antes da EEE, o Dmae precisava fazer a sucção do esgoto jogado diariamente num poço do bairro. Segundo o diretor, em época de chuva, o esgoto chegava a transbordar. Orlando acrescentou ainda que das 31 estações elevatórias na cidade, apenas sete possuem o conjunto gerador de bombeamento e a intenção é implantar mais geradores, que auxiliam na prevenção de vazamentos de esgoto em caso de queda de energia elétrica.
            O presidente da Associação de Moradores dos Bairros Irregulares de Uberlândia (ABIU), Iraldi Vieira Santos, fez questão de destacar os benefícios que esta estação proporciona aos moradores. “Há 20 anos que convivemos com esgoto a céu aberto. Enfrentamos vários e sérios problemas de saúde, agora nossa realidade está mudando. A população ora esquecida começa a conquistar a própria cidadania. É o fim das fossas, que são um risco para as nossas crianças”, disse Iraldi.
            Durante a solenidade de inauguração da estação no bairro Celebridade, o diretor da autarquia também lembrou que a tarifa de Uberlândia é uma das mais baratas do país e que existe a tarifa social para o consumo de até 20 metros cúbicos, mas reforçou que é preciso que todos os moradores regularizem documentos e registros. “Estamos cumprindo com a nossa obrigação, levar água e esgoto tratado aos moradores, às comunidades. Mas é necessário que as pessoas se conscientizem da importância de manter tudo dentro da ordem e da legalidade”, disse Orlando Resende.


Cássia Bomfim
Dmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário