Translate

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Produtos recicláveis se transformam em enfeites de Natal

Produtos recicláveis se transformam em enfeites de Natal

Dando um caráter mais sustentável para a decoração do Natal de Uberlândia, o Núcleo de Projetos Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente, ministrou nesta quarta-feira (30) uma oficina de enfeites natalinos na ONG Casa da Criança e do Adolescente, localizada no bairro Laranjeiras. Esta é uma ação conjunta com a Secretaria de Governo, que promove no final do ano, o Projeto Natal Luz.
Com a mão na massa, 50 crianças foram divididas em cinco grupos e desenvolveram alguns modelos de enfeites, entre eles, renas produzidas com palitinhos de sorvete e papel E.V.A., árvores de Natal para parede produzidas com tecido, garrafa descartável e fitas, CDs que viram bolas para serem colocadas em árvores natalinas, porta lápis confeccionado com rolo de papel higiênico e embalados com papel vermelho e branco, formando a figura do Papai Noel.
            As oficinas terão continuidade na próxima semana e contemplarão escolas municipais e ONGs que desenvolvem projetos com crianças e adolescentes. Depois da conclusão das oficinas, os enfeites confeccionados pelas crianças serão expostos em dezembro na praça Coronel Carneiro e no Centro Administrativo, contemplando o Projeto Natal Luz.
O coordenador do Núcleo de Projetos Ambientais, Noam Alves Martins, lembra que as crianças e os jovens são os melhores multiplicadores da educação ambiental. “A gente está mantendo a identidade do Natal começando a sensibilizar as crianças que as coisas podem ser feitas por elas mesmas e de forma barata, e ainda estão contribuindo com a redução de poluição do meio ambiente. Um enfeite como o da rena no mercado comercial pode ser encontrado por cerca de seis reais, aqui o custo é praticamente zero”, contou. Noam ainda ressalta que os participantes das oficinas vão dar continuidade ao aprendizado, repassando aos outros colegas da instituição a técnica utilizada, além da conscientização sobre a importância da reciclagem e das práticas sustentáveis.
            Érika Silvestre tem 12 anos e foi uma das participantes da oficina. Ela disse que aprendeu a produzir os enfeites e que agora, vai confeccionar a decoração da casa dela e ainda ensinar os vizinhos.

Paula Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário