Translate

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Campanha conscientiza sobre vagas exclusivas para idosos

Campanha conscientiza sobre vagas exclusivas para idosos

Com o slogan “Educação não ocupa espaço” a Secretaria de trânsito e Transportes (Settran) lançou hoje (25) a primeira campanha de conscientização sobre o uso das vagas especiais destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Nesse primeiro momento, a campanha será direcionada às vagas para idosos atendendo reivindicação do Conselho Municipal do Idoso, que há cerca de três meses começou o trabalhado junto à Settran, com a apresentação de propostas viáveis de serem executadas.
A campanha foi dividida em etapas e com a execução de atividades diferentes que vão desde a divulgação de material educativo nas rádios, outdoors, blitz educativas, que ainda serão agendadas juntamente com a Polícia Militar, passando por fixação de cartazes em locais de grande circulação de pessoas até a produção de adesivos unindo as duas campanhas para conscientização das vagas exclusivas para idoso e para pessoas portadoras de deficiência. Haverá ainda orientação quanto ao local e a necessidade de ter o cartão para o uso da vaga especial. “A intenção é que, com a divisão das atividades em etapas, a população possa conviver o maior tempo possível com o assunto e a necessidade de obedecer às leis de trânsito para melhorar a questão da mobilidade urbana. Isso passa por uma questão de comportamento, por ações integradas e educação no trânsito”, disse o secretário Alexandre Andrade.
Os estabelecimentos privados como shoppings, supermercados, clubes e até universidades serão convidados a participarem da campanha orientando os públicos específicos quanto à importância do cumprimento da legislação. Nestes locais, os agentes só podem multar ou remover o veículo se solicitado pelo responsável do estabelecimento. “Essa é uma campanha há tanto tempo sugerida pelo Conselho do Idoso e temos hoje o apoio para fazer valer um direito à cidadania. É muito importante esse olhar da administração para questões relativas ao idoso, temos que comemorar e também refletir quanto a adesão, a participação da sociedade, o que é muito importante”, disse José Flávio Viana, presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Patrulha especial

Por Lei, 2% das vagas de trânsito devem ser destinadas às pessoas com deficiência e 5% aos idosos. No início do mês, a Settran fez uma blitz especial para verificar o cumprimento da lei quanto a ocupação de vagas especiais. O resultado surpreendeu: foi identificado que 80% das vagas estavam sendo utilizadas de forma irregular. Em um só dia, foram aplicadas 67 multas e 16 veículos foram removidos para o pátio de apreensão. Recentemente foi criada uma patrulha específica para fiscalizar o uso das vagas especiais. Até o fim do ano, duas equipes vão fazer parte da Patrulha da Mobilidade com atuações intensivas pela cidade, especialmente em locais de maior movimento.
Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração leve o ato de estacionar irregularmente em vaga destinada a idoso ou pessoa portadora de deficiência. A multa pela infração é de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação.



Cristiane de Paula 
Settran

Nenhum comentário:

Postar um comentário