Translate

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dmae leva espetáculo “Gaia” à praça Tubal Vilela


Dmae leva espetáculo “Gaia” à praça Tubal Vilela

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), através de sua gerência ambiental, responsável pelos programas Escola Água Cidadã (Peac) e Buriti, realizará várias atividades na Semana de 2 a 6 de junho, que a Prefeitura Municipal de Uberlândia dedicará às comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho. A abertura oficial ocorre na Praça Tubal Vilela às 14h do dia 02, com a presença do prefeito Gilmar Machado.
No estande do Dmae, na Praça Tubal Vilela, a apresentação da peça teatral “Gaia”, interpretada pelo ator Luiz Humberto Garcia, é um dos eventos principais da Semana. Com protagonismo do palhaço Sapiens, o espetáculo de cunho ecológico incentiva as crianças a refletirem sobre o papel do Homem em sua relação destrutiva com a natureza. Serão oferecidas duas sessões na segunda-feira, 02 de junho, para 80 alunos cada, uma às 9h30 e outra às 16h. Foram convidados estudantes das Escolas Estaduais Bueno Brandão e Messias Pedreiro.
Outra maneira de simbolizar o respeito do Dmae ao meio ambiente durante a Semana foi uma parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que doou mais de 54 mil mudas de 52 espécies nativas para o Programa Buriti, que fará o seu plantio no próximo período chuvoso, visando a preservação e conservação dos mananciais da Bacia do Rio Uberabinha.
O coordenador da Agência Avançada do IEF Uberaba, Salvador da Silveira, salienta a importância dessa parceria para o desenvolvimento sustentável. “O IEF cumpre esta função no cenário ambiental do estado, disponibilizando à sociedade e aos produtores rurais vários programas diretamente ligados à conservação da biodiversidade”.
Representantes do Instituto estarão no estande do Dmae, nos dias 02 e 03 de junho, apresentando seus programas de fomento e doando mudas ao público interessado.
No dia 5 de junho, Dmae e IEF realizarão, juntos, com a participação de estudantes do ensino fundamental, a limpeza do rio Araguari, em seu trecho de vazão reduzida, no Parque Estadual do Pau Furado – unidade de conservação de proteção integral que abriga importantes remanescentes do bioma cerrado –, localizado entre os municípios de Uberlândia e Araguari.
Leonardo Ogusuku, analista ambiental da Regional Triângulo do IEF, esclarece que a atividade tem como meta a orientar os estudantes a darem destinação correta ao lixo e a respeitarem as áreas verdes e espaços públicos.
Para finalizar a semana, uma parceria entre Dmae e as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos levará professores do município a uma visita monitorada à Estação de Tratamento de Água Bom Jardim, à Estação de Tratamento de Esgoto Uberabinha e ao Aterro Sanitário.
O diretor geral do Dmae, Orlando Resende, ressalta a importância da participação do Dmae na Semana do Meio Ambiente. “O saneamento está estreitamente ligado às questões ambientais. A degradação ambiental prejudica a qualidade e vazão dos rios e, por isso, temos um papel fundamental na defesa do meio ambiente”, enfatizou.

José Elias Mendes Neto
Dmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário