Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Trabalhadores da rede municipal de saúde recebem reajuste salarial

Trabalhadores da rede municipal de saúde recebem reajuste salarial

Foi anunciado na tarde desta quinta-feira (29), no Centro Administrativo Municipal, o reajuste dos vencimentos dos profissionais da saúde e vigilantes das unidades pertencentes à Fundasus. A negociação feita entre Prefeitura e sindicatos resultou em reajuste de 6,5% para médicos e vigilantes e 6% para demais profissionais da área da saúde.
O salário a ser pago na folha de maio virá com o novo valor e no mês seguinte a folha ainda terá os retroativos desde o mês de fevereiro. “O reajuste é acima da inflação. Isso é uma etapa da negociação, pois nossa ideia é continuar melhorando, não só na questão salarial, mas outras demandas que os servidores têm, como as condições de trabalho, sugestões na forma de gestão, entre outras”, disse o prefeito Gilmar Machado.
A folha de pagamento da saúde gira em torno de R$ 18 milhões e com o reajuste passará a cerca de R$ 20,5 milhões. O município tem cerca de 2.500 funcionários nas unidades de saúde ligadas à Fundasus entre médicos, não-médicos e vigilantes. “Abrimos um canal para conversar com os sindicatos desde o ano passado e isso foi uma inovação, pois nada desse tipo havia sido feito ainda. Os três sindicatos nos ajudaram na negociação, já que eles discutiram com as categorias e concordoram com o que foi proposto”, explicou Almir Fontes, secretário municipal de Saúde.
Quanto às organizações sociais SPDM e Missão Sal da Terra que administram as demais unidades de saúde, existe uma autonomia para reajustar a folha de seus funcionários, devido aos contratos firmados por cada uma delas. “No máximo podemos eventualmente intermediar ou fazer uma conversa em conjunto”, completou o secretário.
O delegado do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Uílter Goulart, ficou satisfeito com a negociação e acredita que a assistência na saúde deve melhorar e ampliar ainda mais em Uberlândia. “Fizemos um acordo em que vários tópicos foram discutidos no início da gestão e alguns deles já foram acatados, como a criação das UPAs e do Samu”, comentou.
No mesmo sentido, a coordenadora regional do Sintibref, Simone Fernandes, que representou a categoria dos vigilantes, ficou contente com o acréscimo de 6,5%. “O reajuste agradou, visto que foi o índice previsto em convenção coletiva”, afirmou. O novo valor beneficiará 140 vigilantes das unidades geridas pela Fundasus.

Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário