Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Alunos da rede municipal acompanham peça teatral sobre sustentabilidade

Alunos da rede municipal acompanham peça teatral sobre sustentabilidade
                       
            Mais de 360 crianças participaram nesta quarta-feira (30) do espetáculo “Por Um Mundo Melhor”. A peça dirigida às crianças e jovens da rede municipal aborda de forma lúdica o tema da agricultura sustentável e sobre a importância da sustentabilidade. O projeto do teatro itinerante acontece ate o dia 6 de agosto e é idealizado pela empresa Master Projetos e Empreendimentos Culturais através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio da empresa Syngenta e apoio da Prefeitura de Uberlândia. O teatro foi apresentado na área externa do Teatro Municipal e conta com tenda móvel que abriga palco, plateia e estrutura de som e iluminação.
O espetáculo teatral já percorreu diversas cidades do país, e a intenção é que mais crianças e jovens saibam sobre a importância dos conceitos de sustentabilidade. Visando o equilíbrio do planeta, o projeto investe na educação e na cultura como ferramentas básicas para a conscientização e atitude, com objetivo futuro no desenvolvimento do país, ensinando às crianças temas fundamentais como técnicas de plantio sustentável, conservação do meio ambiente e reciclagem.
A mostra de 30 minutos conta a história de um fazendeiro que acorda pela manhã e uma jaca cai na cabeça dele, depois desse episodio o produtor rural começa a conversar com os cultivos da fazenda, ente eles, a flor, a alface e a espiga de milho. Através deste diálogo ele descobre a importância do meio ambiente, causas sociais e econômicas, que são os conceitos chave dessa nova forma de agricultura.
De acordo com Tiago Machado, um dos atores da peça, a mensagem é que as crianças percebam que a natureza é viva e que ela faz parte das nossas vidas. “As crianças são multiplicadores de informação, através do teatro elas repassam a informação e conscientização para os pais, vizinhos e amigos”, contou.
Mais de noventa por cento dos alunos da Escola Municipal Professora Orlanda Neves, do bairro Marta Helena, nunca tinham assistido a uma apresentação de teatro. Karine Vitória, de 9 anos, conta que aprendeu a não desperdiçar alimentos e também a poluir o meio ambiente. “Temos que proteger o planeta para que a gente tenha um mundo melhor no futuro”, contou.
No total, mais de 1.600 alunos de 36 escolas da rede municipal participarão das apresentações. A cena acontece no pátio do Teatro Municipal, em duas sessões, 8h30 e 14h30. Uma sessão especial acontecerá no dia 02 de agosto, às 14h.

Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário