Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

ATENÇÃO



Of. 173/2014

Uberlândia, 22 de julho de 2014.

Prezados senhores (as),

Considerando a atual situação hídrica do país e o aumento da demanda pelo uso da água, o CBH- PN3 - Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Paranaíba recomenda a todos os setores da sociedade inseridos na Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Paranaíba – UPGRH PN3 o uso consciente dos recursos hídricos de modo individual e coletivo uma vez que os estudos de órgãos afins indicam situação de escassez devido ao clima e o uso irracional dos recursos hídricos.

De acordo com a ANA – Agência Nacional de Águas, o Brasil, dono do maior potencial hídrico do planeta, corre o risco de chegar a 2015 com sérios problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água da ANA. O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
           
Assim o CBH PN3 recomenda, conforme suas atribuições, que seja construída ações efetivas no intuito de preservar os recursos hídricos e energéticos do país considerando o período atípico atual onde as áreas de recarga e mananciais, tanto de superfície, como de profundidade estão abaixo da média gerando escassez em muitas regiões. Com o período de chuva previsto só a partir de novembro a situação de falta de água deve-se agravar levando consequentemente a conflitos e falta acentuada dos recursos hídricos e também energéticos.

Nestes termos solicitamos o uso consciente destes recursos de maneira individual e coletiva com o apoio de campanhas de conscientização para que não venhamos a uma crise efetiva.

Atenciosamente,



Atenciosamente,   

Nayane Santos
Secretária administrativa do CBH-PN3
Av. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, 3180
Distrito Industrial- Uberlândia (MG) CEP: 38402- 349
Contatos: (34) 3213-7181  - FAX (34) 3213-2433

Visite o “Portal dos Comitês” 
http://comites.igam.mg.gov.br
marca

Nenhum comentário:

Postar um comentário