Translate

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Captação de eventos movimenta mercado turístico de Uberlândia

Captação de eventos movimenta mercado turístico de Uberlândia

            Tradicionalmente reconhecida pelo turismo de negócios, Uberlândia prevê 2015 como um ano de retomada no crescimento do setor. Em 2014, o ano atípico caracterizado pela realização da Copa do Mundo no Brasil e das eleições nas esferas estadual e federal impactaram na quantidade de eventos realizados e de participantes, porém, o número ainda é significativo.
“Em 2014 somente no Center Convention de Uberlândia foram realizados mais de 344 eventos corporativos (realizados por empresas locais), e acreditamos que esse número seja ainda maior para toda a cidade”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves.
Ainda assim, a cidade abriu espaço para consolidar os eventos sociais (festas de casamentos, festas de empresas, formaturas), que ganharam mais evidência e se tornaram alternativas para que a balança buscasse o equilíbrio. A captação de eventos é importante por ser uma das principais formas de movimentação do trade turístico, especialmente em Uberlândia.
O trade é o conjunto de estruturas e equipamentos que compõem o mercado do turismo. Neste sentido, incluem-se rede hoteletira, restaurantes, bares, espaços para eventos, montadoras, locadoras de equipamentos, organizadores de eventos, buffets, agências de viagens, dentre outros. A movimentação do trade gera impacto na economia da cidade com o aumento da renda, da geração de empregos e do grau de competitividade das empresas.
O mercado de trabalho do turismo é o que mais cresce na cidade hoje, na faixa de 8% ao ano, enquanto os demais setores crescem em média 5,6% ao ano. Esse mesmo mercado emprega cerca de 10.500 pessoas em Uberlândia, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Neste ano, a expectativa de crescimento da captação de eventos segue positiva, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves, por se tratar de um polo econômico, logístico e educacional que atrai pessoas do Brasil e do mundo. “Temos de levar em consideração que Uberlândia detém a segunda maior economia de Minas Gerais. Aqui estão instaladas grandes empresas e uma universidade federal que são responsáveis pela realização e captação de eventos de magnitude”, avaliou.
Para 2015, o calendário já conta com eventos de forte movimento, como a Femec, Encontro Regional de Advogados da OAB, Rodada de Negócios do Brasil Central do Sebrae, Encontro Nacional dos Criadores da Raça Senepol, Conferência Nacional de Segurança Hídrica, Triângulo Music, Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, Semana Internacional de Comunicação, Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (UFU) e três shows internacionais.
A infraestrutura da cidade é atrativo para sediar eventos, ao contar com mais de 60 auditórios e casas de shows. A rede hoteleira é a segunda maior de Minas Gerais, com 46 hotéis e mais de 5 mil leitos. O aeroporto também é o segundo do estado em movimentação de passageiros. Em 2013, foram mais de um milhão e cem mil passageiros que passaram pelo modal, 12,5% maior que o ano anterior.
            “Uberlândia não se trata de uma cidade ‘do interior’ convencional. Ela exala prosperidade. É cosmopolita, pulsante e apresenta qualidade de vida. O nosso município oferece serviços de qualidade como nas grandes capitais, mas ainda conta com facilidade de acesso e deslocamento dentro da cidade, o que garante segurança e facilidade para a realização de eventos”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário