Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Uberlândia está preparada para Campanha de vacinação da Gripe

Uberlândia está preparada para Campanha de vacinação da Gripe


Cento e trinta enfermeiros da rede pública e privada foram capacitados nesta quarta-feira (29) dentro dos preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe em Uberlândia. A capacitação no auditório Cícero Diniz, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com os profissionais de saúde alerta sobre os fatores que fazem da vacina uma das medidas mais efetivas na prevenção de complicações e ocorrência de casos graves da doença. A 17ª edição da Campanha de Vacinação começa na próxima segunda-feira (04) e o público alvo estimado para receber uma dose da vacina em Uberlândia é de 142.894 pessoas.
A vacina deste ano protege contra três cepas (versões do vírus) de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A detecção de anticorpos protetores da gripe ocorre entre duas e três semanas após a vacinação. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo que justifica a campanha de vacinação contra gripe ser realizada anualmente em todo país. “A dose da vacina é aplicada preferencialmente via intramuscular, podendo ser administrada na mesma ocasião que é aplicada outras vacinas. É importante conscientizar as pessoas que a vacina é segura, são constituídas por vírus inativados e não causam a doença” disse Ângela Menezes, coordenadora do Centro de Imunização.
A enfermeira Liliane Rodrigues, 35 anos, já participou de doze campanhas de vacinação contra gripe nas unidades de saúde do município. “Todos os anos fazemos nas unidades de saúde um trabalho de busca ativa pelos pacientes que se enquadram no público alvo para serem vacinados. Realizamos salas de espera no interior da unidade com os pacientes alertando que a prevenção com a vacina é o melhor modo de evitar agravamentos à saúde. Contamos também com o apoio dos agentes comunitários de saúde, conscientizando os pacientes nas visitas domiciliares”, explica Liliane.

Quem deve ser vacinado?

Compõem o grupo prioritário para receber uma dose da vacina contra gripe as crianças de seis meses até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais mediante prescrição médica e cadastro em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a influenza acomete 5 a 15% da população mundial. A OMS alerta ainda que cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo apresentam risco elevado para complicações da doença, compondo este grupo de risco cerca de 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças e 700 milhões de adultos e crianças com doenças crônicas.

Onde encontrar a vacina?

É importante que no período de 04 a 22 de maio os grupos prioritários procurem uma unidade de saúde próxima à residência e leve consigo o cartão de vacina. As doses da vacina contra gripe ficarão disponíveis nas 71 salas de vacinas distribuídas entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), tanto na zona urbana como rural, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário