Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Autoridades discutem plano de ação para o período chuvoso

Autoridades discutem plano de ação para o período chuvoso

            Mesmo sem começar a época de chuvas intensas, integrantes das instituições que compõem o Plano Preventivo de Emergência Pluviométrica (PEP) se reuniram nesta segunda-feira (28), no auditório da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), para alinhar e atribuir as responsabilidades de cada órgão envolvido, sobretudo, apresentando as ações de prevenção, emergência e resposta, além de reduzir possíveis danos afetados pelas chuvas. O PEP é constituído pela Prefeitura de Uberlândia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Uberlândia e outros órgãos parceiros.
            O período chuvoso na região dura de seis a sete meses, normalmente de outubro a abril. Segundo estudo do Laboratório de Climatologia do Instituto de Geografia da UFU, o período de intensas chuvas deve acontecer entre os dias 18 e 22 de outubro, mas não está descartada a presença de chuvas isoladas antes desse período.
Para que a população tenha conhecimento, a Defesa Civil disponibilizou um mapeamento com os 43 pontos de risco. Além disso, este ano foram criados nove pontos de abrigos e alojamentos espalhados por todas as regiões da cidade, locais que em caso de evacuação receberão famílias que necessitem de ajuda e auxiliem o trabalho da Defesa Civil. Entre as orientações dadas destacam-se os pontos de alto risco de enchentes e alagamentos que estão localizados nas avenidas Rondon Pacheco, Getúlio Vargas, Anselmo Alves dos Santos e as travessias do Córrego Lagoinha e Córrego do Lobo.
            O comandante da 9ª RISP, coronel Volney Halan Marques, alerta que é de extrema importância que a população siga todas as orientações e, principalmente, que entre em contato com os setores responsáveis em casos de emergência. Outro ponto ressaltado foi o envolvimento de todos os órgãos de forma que, em ação conjunta, proporcionem agilidade na tomada de decisões. “É uma atividade que exige planejamento e sincronismo das ações, cada órgão envolvido sabe a importância de estarmos preparados para minimizar estragos das chuvas. Essa parceria visa principalmente aprimorar cada vez mais a capacidade de atendimento às demandas”, contou.
            O secretário de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã, Maurício Andrade, afirma que as dicas de prevenção são importantes para agilizar no atendimento das demandas e que a população também deve contribuir. Entre as recomendações citadas estão não jogar lixo em rios e córregos, limpar as calhas das residências, não obstruir o escoamento da água e obedecer e respeitar as intervenções da Defesa Civil ou dos órgãos competentes. “É de suma importância que a população saiba sobre as dicas de prevenção e contribua com essas ações para minimizar os danos causados pelas chuvas. E que acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiro (193) em caso de risco”, alertou.
             
Dicas de Prevenção

Alagamento
- Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199)
- Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas
- Não deixe crianças trancadas em casa sozinhas
- Se precisar retirar algo de sua casa, após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros.

Inundação

- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de inundação
- Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas
- Não construa próximo a córregos que possam inundar
- Feche o registro da entrada de água
- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações.

Chuvas de Granizo

- Não abrigar-se debaixo de árvores
- Não estacionar o veículo próximo a torres de transmissão e placas de propagandas
- Evite engarrafamento em ruas e avenidas atingidas pela chuva de granizo
- Procure-se abrigar em locais seguros e resistentes a fortes ventos.

Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã

Nenhum comentário:

Postar um comentário