Translate

terça-feira, 24 de novembro de 2015

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
NONA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
www.pmmg.mg.gov.br/9rpm
9rpm-p5@pmmg.mg.gov.br

Uberlândia, 24 de novembro 2015

Blitz educativa para a prevenção à violência doméstica
Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar de Minas Gerais e o Centro Integrado da Mulher, órgão da Prefeitura Municipal, promoverão amanhã, dia 24 de novembro, a partir das 9h, uma blitz educativa, visando divulgar o trabalho desses órgãos, bem como os locais de atendimento para as mulheres vítimas e em situação de risco.
O trabalho será desenvolvido na av. Rondon Pacheco, abaixo do viaduto da av. Nicomedes Alves dos Santos, local onde está instalado o Centro Integrado da Mulher e alguns parceiros da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. No período da tarde, a partir das 13h, a blitz  ocorrerá em mais dois outros pontos. O primeiro será na av. Dr. Vicente Sales Guimarães, no bairro Umuarama, e na sequência, no bairro Granada, na rua Alípio Abraão.
Centro Integrado da Mulher/CIM, foi criado com o objetivo de promover o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, amparado pela lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Desenvolve ações preventivas e informativas, articuladas em rede e agrega três tipos de órgãos de referência em beneficio à mulher: o Atendimento PsicossocialDefensoria Pública/DF e Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres/DEAM.
O CIM oferece ainda oportunidade de atendimento jurídico especializado às mulheres que não possuem condições financeiras para contratar um advogado para os casos em que há a necessidade do ingresso em juízo de processos relacionados ao Direito de família, tais como: divórcio, busca e apreensão de menores, guarda, pensão alimentícia, partilha de bens, reconhecimento e dissolução de união estável. Estes procedimentos são realizados pela Defensoria Pública.
Conta também com a Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres -  unidade especializada da Polícia Civil para atendimento à mulheres em situação de risco e violência. Tem caráter preventivo e repressivo e além das ações de prevenção,  apura e investiga crimes relacionados à violência contra as mulheres. Dentre algumas de suas atribuições, incluem: informação à ofendida de seus direitos, instauração de Inquérito Policial, encaminhamento da solicitação de Medidas Protetivas ao órgão judiciário, expedição de guia para a realização do exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal), encaminhamento de vítimas para a Casa Abrigo Travessia, em caso de risco de morte e extrema urgência.

Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica/PPVD é parceira do Centro Integrado da Mulher/CIM no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. O Serviço de Prevenção à Violência Doméstica, oferecido pela Polícia Militar, foi desenvolvido atendendo ao disposto na Constituição Federal, art. 226 § 8, que determina que “o Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram”, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações”, além de cumprir sua missão constitucional, qual seja a de “assegurar a dignidade humana, as liberdades e os direitos fundamentais, contribuindo para a paz social”.

Informações e contatos:

Centro Integrado da Mulher
Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 728 – Bairro Lídice
Horário de atendimento: 2ª à 6ª das 8 às 17 horas
Telefone: 3231-3756

Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres/DEAM

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 728 – Bairro Lídice
Horário de atendimento: 2ª à 6ª das 8 às 12 e das 13 às 17 horas
Telefone: 3210-8304


Defensoria Pública para  Atendimento às Mulheres em situação de violência doméstica

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 728 – Bairro Lídice
Horário de atendimento:  3ª e  5ª das 13 às 17 horas
Telefone: 3235-8613

Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica/PPVD

Horário de atendimento:  2ª à 6ª  das 9 às 16 horas
Telefone:  190


Serviço
Blitz Educativa
Data: 24/11/2015
Horário: 9 às 11 h
Local: Av. Rondon Pacheco abaixo do viaduto da Av. Nicomedes Alves dos Santos
Informações: CIM 3231-3756

Assessoria de Comunicação Organizacional - 9ª RPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário