Translate

sábado, 30 de julho de 2016

Maceió agora tem sinal digital da TV Senado

Maceió agora tem sinal digital da TV Senado

   
Da Redação | 29/07/2016, 20h16 - ATUALIZADO EM 30/07/2016, 08h44
A população de Maceió ganhou nesta sexta-feira (29) acesso ao sinal digital da TV Senado. Os mais de um milhão de moradores da região metropolitana da capital de Alagoas podem agora acompanhar as notícias do Legislativo e a atuação dos senadores pelo canal 35.1 (canal UHF digital).
O canal 35.3 será ocupado pela TV Câmara. Já o canal 35.2 será destinado à TV Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.
A cerimônia de lançamento na noite desta sexta teve a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, do governador de Alagoas, Renan Filho, e do presidente do Tribunal de Contas do estado, Otávio Lessa.

Custos menores

A tecnologia digital de multiprogramação permite o compartilhamento do mesmo canal com outros parceiros, o que reduz os custos de instalação. Nessa perspectiva, o Senado e a Câmara assinaram um acordo em 2012, em que ambos se comprometeram a instalar e operar as duas emissoras, em 13 capitais cada, abrindo espaço a um parceiro local. As duas Casas legislativas respondem pela compra dos transmissores.
No caso de Maceió, o Tribunal de Contas, por meio de protocolo de intenções assinado com o Senado em janeiro de 2014, assumiu o compromisso de arcar, por exemplo, com os custos de aluguel da torre, de energia e de guarda dos equipamentos.
- O Senado e a Câmara firmaram acordo de reciprocidade para instalar emissoras em todas as capitais, ficando cada Casa com a responsabilidade de transmissão de 13 cidades. O Senado passou então a fazer parcerias locais, cedendo um canal e transferindo a uma instituição pública, por isso que esse conceito foi estendido aos Tribunais de Contas dos estados, a começar por Alagoas, a responsabilidade pela instalação e manutenção do sistema de transmissão - disse Renan.
Rede em expansão
Em 2006, o Senado começou o projeto da Rede Senado de Televisão em sinal aberto gratuito para todo Brasil, utilizando o padrão analógico. Em 2011, foi instituída a Rede Senado de Rádio e TV Digital.
Por meio de um protocolo de intenções assinado com as assembleias legislativas e outras instituições parceiras nos estados, o Senado se comprometeu a adquirir todos os equipamentos necessários à transmissão dos sinais das emissoras partícipes, dentre elas a Câmara, e cede uma subcanalização do canal digital para cada entidade conveniada colocar à disposição do cidadão, em TV aberta, uma programação própria de 24 horas.
A parceria também prevê a possibilidade de instalação da Rádio Senado. O modelo adotado reduz custos, por meio do compartilhamento de responsabilidades entre as instituições. Hoje, estão em operação os canais digitais e analógicos da TV Senado em Belém, Boa Vista, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Gama (DF), João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís e Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. E os canais digitais, em parceria com a Câmara dos Deputados, em Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Natal, Palmas, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Vitória.
Por sua vez, a Rádio Senado opera em FM nas seguintes localidades: Brasília, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Manaus, Natal, Rio Branco, São Luís e Teresina.
Durante a cerimônia desta sexta, Renan anunciou que a Rádio Senado deverá começar transmitir desde Maceió, também em parceria com o Tribunal de Contas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário