Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Pagamento antecipado de IPVA garante desconto ao contribuinte e recursos para os municípios

Pagamento antecipado de IPVA garante desconto ao contribuinte e recursos para os municípios


Os valores para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 foram liberados no início desse mês pela Secretaria de Estado de Fazenda. Os contribuintes que optarem pelo pagamento antecipado terão 3% de desconto sobre o valor em cota única. A quitação do imposto reflete em melhorias para o cidadão, já que o município recebe 40% da arrecadação do IPVA.
A fatia também é repartida entre o Estado (40%) e na esfera federal 20% vai para o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).
O imposto teve redução de 4,4% na base de cálculo e o vencimento das parcelas ocorre de acordo com o final de cada placa. A primeira parcela, para os veículos com placas com finais 1 e 2, vence no dia 9 de janeiro. A escala se encerra em 15 de março, segundo a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.
Uberlândia é a segunda cidade de Minas Gerais com maior frota de veículos, somando mais de 350 mil veículos licenciados. O pagamento do IPVA pode ser feito em terminais de autoatendimento ou em guichês dos agentes arrecadadores autorizados, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo.
Os agentes arrecadadores autorizados a receber os tributos são: Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander e SICOOB.
Outra novidade é que o contribuinte pode baixar o aplicativo IPVA-MG, para smartphones e tablets, disponível gratuitamente nas versões IOS, Android e Windows Phone. Pelo APP é possível consultar os valores a pagar, informando o número do RENAVAM ou Marca/Modelo. Há opções ainda pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) e pelo telefone 155 do LIGMINAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário